Estrutura e organização
Os estágios supervisionados são atividades práticas obrigatórias que, embasadas por um conteúdo específico de uma área ou disciplina, proporcionam ao aluno experiência profissional em vários níveis de conhecimento.
Os estágios supervisionados serão desenvolvidos durante o 8º, 9º e 10º períodos após a conclusão de todas as disciplinas obrigatórias referentes aos conhecimentos fisioterapêuticos. Os acadêmicos serão orientados, na disciplina de Biossegurança (3º período do curso), sobre ações preventivas e de controle de infecções para os campos de estágio e sobre atualizações das carteiras de vacinação, sendo indispensável à apresentação da mesma para a matrícula nos estágios.
São considerados os objetivos dos estágios:
- Possibilitar experiências de convivência em um ambiente de trabalho multiprofissional.
- Proporcionar a aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos em situações de prática profissional.
- Fornecer uma visão do conjunto das atividades desenvolvidas dentro das normas hierárquicas nas instituições de saúde, de educação, comunitárias ou prestadoras de serviço.
- Exercitar as habilidades já adquiridas pelo aluno com objetivo de superar situações ainda não vivenciadas academicamente.
- Estabelecer padrões mínimos que possibilitem o crescimento científico através de novos estudos e revisões bibliográficas.
- Permitir o acompanhamento de situações de promoção e prevenção da saúde, curativas e de reabilitação, e de inserção social.
A carga horária total de estágios é 1.110 horas assim distribuídas em:
- Estágio Supervisionado I: no 8º período com carga horária de 240 horas.
- Estágio Supervisionado II: no 9º período com carga horária de 480 horas.
- Estágio Supervisionado III: no 10º período com carga horária de 390 horas.
Os estágios serão desenvolvidos nos setores ambulatorial, hospitalar e unidades básicas de saúde, de serviços conveniados com a UFES.