Projetos da Ufes oferecem atendimento gratuito para a comunidade com Dor na Face e Enxaqueca

O Projeto Alívio - Dor Orofacial é um projeto de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Campus Maruípe, que fornece atendimento interprofissional a pacientes que sofrem com dores na face e disfunção temporomandibular (DTM). Em parceria com outro projeto de extensão da UFES, o Projeto Neuromodulação Ufes para Todos, serão ofertadas vagas para participação em pesquisas para pacientes com Dor na Face e Enxaqueca.

Critérios para participação nas pesquisas:

Projeto para pacientes com dores na Face com ou sem zumbido:

1. Homens e Mulheres, com idade entre 18 e 60 anos, que tenham dores na face há mais de 3 meses associada ou não ao zumbido;
  2. Os pacientes não devem possuir comprometimento neurológico, linguístico ou cognitivo e não podem apresentar perda auditiva e doenças reumatológicas.
  3. Inscrições: podem ser feitas através do link do formulário presente na bio do instagram do projeto: @alivio_dtm (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdklj35jpzk4o35KKr0_uDtyDrE6p0y-J2DNTKvD0xpY-8LWw/viewform).
  4. Dúvidas: @alivio_dtm
  5. Número de vagas: 30 vagas

Projeto para pacientes com Enxaqueca:

1. Mulheres, com idade maior que 18 anos e menor que 65 anos, que tenham dores de cabeça há mais de 6 meses;
  2. A Enxaqueca deve possuir ao menos 3 das seguintes características abaixo:
  • Localização da Dor: 1 lado só da cabeça
  • Dor pulsátil com intensidade moderada ou forte
  • Piora com o exercício e atividades rotineiras como subir escadas e caminhar
  • Antes/depois ou durante a crise sente hipersensibilidade a luz, som e/ou toque, náusea ou vômito
  • A crise de enxaqueca dura de 4 a 72 horas (com ou sem tratamento)
  1. As pacientes não devem possuir comprometimento neurológico, doenças reumáticas, problema linguístico ou cognitivo e não podem apresentar perda auditiva.
  2. Inscrições: podem ser feitas através do link do formulário presente na bio do instagram: @fernandamvdias clique no link para se inscrever (https://forms.gle/gL9T6yzddjbb4SsJ9)
  3. Número de vagas: 30 vagas

As professoras fisioterapeutas Fernanda Mayrink, Cíntia Helena Santuzzi e Fernanda Moura Vargas Dias, juntamente com a professora fonoaudióloga Carolina Fiorin Anhoque são as responsáveis por coordenar as pesquisas que visam investigar o uso da Neuromodulação não invasiva nas dores da Face e Cabeça, bem como nas manifestações associadas a estas dores como o zumbido, alterações do sono, ansiedade e problemas na mastigação e fala.

Os benefícios de participar dos projetos incluem ser avaliado por uma equipe interdisciplinar com Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Dentista, bem como ter acesso a um tratamento com tecnologia de ponta, como a neuromodulação não invasiva, capaz de estimular o funcionamento do cérebro.

Todos os tratamentos são oferecidos de forma gratuita e ofertados pelos pesquisadores, professores e estudantes da área da saúde na Clínica Escola Interprofissional de Saúde, no Campus Maruípe.

Todos os pacientes inscritos terão encaminhamento prioritário para continuarem o atendimento no Projeto Alívio, após o fim da pesquisa clínica e também contribuirão para a ciência brasileira.

As pacientes serão contactadas para primeira avaliação a partir de Setembro de 2024.

Faça sua inscrição apontando a câmera do seu celular para o QRcode:

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.