Eventos Realizados

Dia do Fisioterapeuta 2016

Aconteceu no dia 13/10/2016 no auditório do Edifício Rosa Maria do Rego Paranhos (Elefante Branco) o evento em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta.

O evento contou com a presença de fisioterapeutas de diferentes áreas que ministraram palestras à respeito das atualidades da fisioterapia e seus desafios. Houve também a apresentação de banners e da mostra de invenções. O evento teve a presença de discentes da UFES e de outras instituições que puderam passar o dia conhecendo um pouco mais sobre a osteopatia, a quiropraxia, a fisioterapia na saúde da mulher, a fisioterapia desportiva dentre outras áreas.

______________________________________________________________________________________________________________

Minicurso de Crochetagem Mioaponeurótica

Foi realizado nesse último final de semana (11/06/2016) o minicurso de Crochetagem Mioaponeurótica para os alunos de fisioterapia.

A crochetagem é uma técnica de tratamento elaborada pelo fisioterapeuta sueco Kurt Ekman nos anos 70. Inspirando-se nos trabalhos de Cyriax, Ekman buscava um modo de trabalhar as estruturas de maneira mais apurada, profunda e precisa. Teve a ideia de criar ganchos (crochets) de diferentes curvaturas, cuja extremidade terminava em uma espátula. Estes instrumentos, permitiam acessar o espaço entre os elementos a liberar, inacessíveis à mão devido à espessura dos dedos.
É um método não invasivo que permite liberar de modo preciso os planos de deslizamento interteciduais.
A crochetagem é indicada em uma grande diversidade de afecções em que há alterações teciduais, sejam elas de origem traumática, inflamatória ou relacionadas a neuropatias periféricas de compressão. É também bastante utilizada para o tratamento de disfunções associadas a prática esportiva.
A boa prática da técnica de crochetagem implica em uma abordagem palpatória rigorosa e precisa.

O objetivo do curso foi ensinar a graduandos de Fisioterapia à partir do 4º período a utilizarem a crochetagem como coadjuvante no processo de reabilitação fisioterapêutica.

III Simpósio Liner - Coluna Vertebral

Aconteceu no sábado dia 14/05/2016 o III Simpósio Liner - Coluna Vertebral no CCS da UFES.

A Liga Interdisciplinar de Estudos em Reabilitação é uma Liga de estudos, de duração ilimitada, sociedade civil, não religiosa, apolítica e sem intuitos lucrativos.

A Liner possui a missão de “Ser um referencial regional científico através da união interdisciplinar”.

A LINER se propõe, primordialmente, a criar profundidade nos relacionamentos entre profissionais de diferentes classes de atividade. Os grupos de estudo, em sua maioria, quiçá até em sua totalidade, reúnem apenas indivíduos de uma mesma profissão e aborda cada vez mais temas especializados, por demais fracionados. Restringindo assim, ao nosso ver, o interesse da classe discente e criando um ambiente deveras homogêneo. Ampliar os pontos de vista sobre um mesmo assunto e debatê-los com diferentes filtros, poderá trazer importantes benefícios àquele que nos une e nos justifica: o paciente!
Tendo a integração profissional e acadêmica como pano de fundo, a LINER fundamentalmente se propõe a estimular o aperfeiçoamento, a atualização, a iniciação e produção científica, a sedimentação dos princípios éticos das diversas classes que atuam na área da saúde e do ser humano, a cooperação e o apoio técnico recíproco.

Possui encontros mensais, com calendários semestrais. Três vezes ao ano, promove seminários e simpósios.

No ano de 2016 propoem em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo a realização do III Simpósio Liner com o tema central nas discussões a cerca da Coluna Vertebral.

O objetivo do simpósio foi oportunizar a acadêmicos e profissionais da saúde atualização sobre as disfunções e a reabilitação da Coluna Vertebral.

Minicurso de Auriculoterapia

No dia 07/05/2014 foi realizado o Minicurso de Auriculoterapia para os acadêmicos de fisioterapia da UFES.

A auriculoterapia é um sistema independente da acupuntura e apresenta-se como especialidade dentro da Medicina Chinesa. A aplicação atual da auriculoterapia não se restringe apenas ao tratamento das enfermidades através dos pontos auriculares, este sistema tem-se desenvolvido em relação ao diagnóstico em muitas patologias. Através da auriculoterapia podem ser tratadas diversas enfermidades. Essa técnica revela-se também como coadjuvante em diferentes processos de adoecimento físico e mental. A auriculoterapia é provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos praticados na china. Este microsistema já era referido nos textos antigos como o Huang Ti Nei Jing, onde se relata a estreita relação do pavilhão auricular com o resto do corpo. Sua aplicabilidade é de fácil manuseio e baixo custo, porém com resultados promissores.

O objetivo do minicurso foi ensinar a graduandos de Fisioterapia à partir do 4º período a utilizarem a auriculoterapia como coadjuvante no processo de reabilitação fisioterapêutica.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.